O Santo do Dia - São Filipe e São Tiago (11 de Maio)

(ver anterior, dia 10)

São Filipe e São Tiago
Apóstolos
(11 de Maio)


(festa de 2ª classe - paramentos vermelhos)

As festas dos Apóstolos, que se distribuem por todo o ano, eram outrora dias santos. A de S. Filipe e de S. Tiago, a 11 de Maio, lembra a transladação solene das suas relíquias para Roma, para a igreja dos Santos Apóstolos, que lhes é dedicada. É lá que se faz a estação em todas as sextas-feiras das Quatro-Têmporas e na Quinta-Feira de Páscoa.

Como Pedro e André, Filipe era de Betsaida, na Galileia. Parece ter gozado de certa intimidade com Jesus; foi a ele que o Senhor se dirigiu no momento da multiplicação dos pães, e foi também por seu intermédio que os gentios se dirigiram a Jesus. Devemos a uma pergunta sua a resposta do Mestre: "Filipe, quem me vê, vê também o Pai" - ir a Cristo é ir a Deus. As mais antigas tradições colocam o ministério de Filipe na Frígia; parece ter morrido em Hierápolis.

S. Tiago, chamado o "o menos" para se distinguir do irmão de João, era de Caná, na Galileia, e primo de Jesus. Foi o primeiro Bispo de Jerusalém. É dele que fala S. Paulo quando diz: "Não vi nenhum Apóstolo a não ser Tiago, irmão do Senhor." Por não renegar a Cristo foi precipitado do cimo do terraço do Templo e acabaram-no depois às pauladas. Os nomes de S. Filipe e S. Tiago vêm no Cânon da Missa. 

(continuação, dia 12)

Sem comentários:

Enviar um comentário