DOCEL - A Carta de 9 de Março

Sala onde está guardado e exposto algum do recheio da capela de S. João Baptista (museu de S. Roque).
Ao alto o docel
"Entre a correspondência variada trocada entre Lisboa e Roma no contexto da encomenda da Real Capela de São João Batista, mandada fazer por D. João V, hoje destacamos um excerto da «Relação de varias cousas pertencentes á Capella do Espirito Santo e de S. João Baptista da Egreja de S. Roque, que se devem encommendar (...) e hão de vir com a mesma, sem falta». Esta carta foi enviada #NesteDia, 9 de março de 1744.

«Sobre o altar haverá, na altura da cimalha da Capella, docel de bronze dourado, o qual cobrirá todo o altar, e não ficando disproporcionado ao tamanho da Capella, também cobrirá toda a banqueta e bradella do altar. O ornato d'este docel será o mais caprichoso que admittir peça similhante, do qual vae também desenho com os da Capella, e será seguro com tanta cautela que possa andar gente sobre elle para o alimpar ou por outro qualquer motivo. Os ferros com que estiver preso serão dispostos com tal arte e vigilância, que, salva a referida segurança, se possa tirar o tal docel e todos os ferros com que estiver armado sem causar o minimo prejuízo á Capella, nem tão pouco deixar n'ella buraco, escapola fêmea, ou signal de que esteve ali armado.»

Este dossel, ou baldaquino - visível na parte superior da imagem -, foi desenhado pelo arquiteto papal Luigi Vanvitelli, responsável pela obra da Capela de S. João Batista e nome central da arquitetura tardo-barroca." (Museu de S. Roque - via Facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário