Passos da Sagrada Paixão

PASSOS DA SAGRADA PAIXÃO
Venerável Pe. Bartolomeu de Quental
das Meditações da Sacratíssima Paixão, e Morte de Cristo Senhor Nosso
 

Depois de comer em Betânia, despede-se Cristo Senhor Nosso de Sua Mãe Santíssima, com bom sentimento de ambos, e parte para Jerusalém a padecer.

[16:00] - Chega a Jerusalém depois das quatro da tarde, vê degolar o cordeiro, que era figura de sua morte, com a ânsia de seu coração, que se pode considerar.

_________//_________

[16:30] - Às quatro e meia entra no Cenáculo para comer com os seus discípulos o Cordeiro Legal, lava-lhes os pés com suma humildade, institui o Divino Sacramento com sumo amor, e fala-lhes de Deus até as oito com grande edificação.

_________//_________

[20:00 - 21:00] - Das oito até às nove anda mil e duzentos passos até o Horto de Getsémani, aonde faz Oração a seu Eterno Pai, qual durou até às onze e meia, com tanto fervor, que o fez suar sangue.

_________//_________

[23:30] - Às onze e meia o prendem com duras cordas, e assim preso o levam com grande violência para Jerusalém.
 
_________//_________

[00:00] - Às doze entrou em casa de Anás, aonde lhe deu o soldado aquela tão injusta, e abominável bofetada;
 
[00:30] - e Anás o mandou ao Sumo Pontífice Caifás, aonde chegou às doze e meia; aqui lhe fizeram grandes, e diferentes injúrias, levantaram-lhe falsos testemunhos, e S. Pedro o negou três vezes.
 
[02:00] - Às duas da noite o ataram a uma coluna, ou árvore do pátio, e se foram recolher, deixando-o com gente de guarda, que pelo discurso da noite o escarneceram, e injuriaram quanto se pode considerar.
 
[05:00] - Às cinco da manhã se juntou em casa de Caifás o Conselho de Juízes, diante dos quais foi acusado por espaço de hora e meia, depois do que o sentenciaram à morte; e sabendo isto Judas se foi enforcar.
 
_________//_________
 
[06:30] - Às seis e meia o levam a casa de Pilatos com as mesmas prisões,
 
[07:00 - 08:00] - e demais a mais com uma grossa cadeia ao pescoço, onde de novo o acusam das sete até às oito, em que este juiz o remete a Herodes, a qual desprezando-o com os de seu exército, o mandou vestir de branco como a louco.
 
[09:00] - Às nove o levam outra vez a Pilatos; aqui foi trocado por Barrabás, atam-no a uma coluna, e o açoitam cruelmente, e os açoites foram cinco mil quatrocentos e sessenta; duraram até às dez.

_________//_________
 
[10:00 - 10:30] - Das dez às dez e meia, em quanto Pilatos confirmava a sentença de morte, o coroam de espinhos com suma dor, e às dez e meia o trouxe Pilatos a uma varanda, e mostrando-o ao povo, disse: "Ecce Homo", e o povo clamou, que o crucificassem.

_________//_________
 
[11:00] - Às onze em ponto saiu o Senhor com a Cruz às costas entre dois ladrões pelas ruas públicas de Jerusalém, nas quais encontrou a sua Mãe Santíssima, com estranhável dor de seus amantes corações, e à vista da Senhora caiu o Senhor por terra, com o peso da Cruz, e de nossos pecados.

[11:30] - Às onze e meia chega ao Calvário, depois de andar um quarto de hora de légua, assaz cansado, e afligido, despem-Lhe suas vestiduras, encravam-no na Cruz com incríveis dores, e crueldade.

_________//_________

[12:00 - 03:00] - Das doze às três da tarde esteve o Senhor pregado na Cruz vivo, padecendo grandes tormentos, e falando as sete tão misteriosas palavras, e às três em ponto expirou.

[03:00 - 04:00] - Das três às quatro esteve o Senhor defunto na Cruz, em que o Louginhos deu a lançada, de que saiu sangue, e água.

_________//_________
 
[04:00 - 05:00] - Das quatro às cinco o desceram da Cruz, e o depositaram nos braços da Senhora, e dele o levaram à sepultura com a dor, e sentimento que se pode considerar daquela santa companhia.

 
Laus tibi Christe Deus, qui pro me tam acerba supplicia passuas fuisti.

4 comentários:

  1. Muito bem. Ainda para Mais do Venerável Pe. Bartolomeu de Quental.

    ResponderEliminar
  2. Óptima publicação, muito própria para meditar. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Reaccionário,

      Foi essa a nossa intenção e ainda bem que só assim foi entendida.
      Obrigado.

      Volte sempre,

      Eliminar
  3. Caro Pedro Oliveira,

    É um belo autor, santo e português.
    Obrigado.

    Volte sempre,

    ResponderEliminar